MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG
Notícias sobre Integridade
Campanhas de Integridade
Agenda de Compromissos DGDI
e-Agendas

Anexo avulso de Ato Normativo_modelo padrão

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO     Nota 1 
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS    Nota 2 
ÓRGÃO ADMINISTRATIVO/COLEGIADO EMISSOR     Nota 3 
SUBÓRGÃO ADMINISTRATIVO/COLEGIADO EMISSOR     Nota 4 

 Nota 5 

ANEXO N

(ESPÉCIE DO ATO NORMATIVO SIGLA No XX, DE DD DE MMMM de 2023   Nota 6 )

 Nota 7 

TÍTULO DO DOCUMENTO ANEXADO (SE HOUVER)     Nota 8 

 Nota 9 

Este modelo se aplica apenas aos casos em que o documento a ser anexado foi editado em separado e independentemente do ato normativo que ele complementa (este modelo de anexo aplica-se a Resolução/Portaria Normativa e Instrução Normativa). O arquivo eletrônico deste anexo deverá ser anexado ao arquivo do ato normativo no SIPAC. Além disso, na versão “html” do ato normativo, após as linhas contendo o nome e cargo/função da autoridade assinante, deverá ser colocado o endereço eletrônico (hiperlink) para este documento anexo.

O cabeçalho deve constar apenas na primeira página do documento.     Nota 10 

A partir deste ponto, a formatação do restante do anexo é livre, incluindo: tipo e tamanho de fonte (embora o recomendado pelo Manual de Identidade Visual do CEFET-MG sejam as fontes da família Calibri ou da família Humanist 777 BT, tamanho 12), espaçamento entre linhas e entre parágrafos, figuras, quadros, tabelas, gráficos, etc.

O conteúdo do anexo não é, em si mesmo – isto é, avaliado de modo isolado –, um ato normativo. Ademais, quase sempre, seus padrões de redação, formatação e estruturação não seguem as normas vigentes na instituição para a redação de atos administrativo normativos e concretos.

Por outro lado, um documento ao ser anexado a um ato normativo emitido por autoridade competente, é considerado, para todos os fins, parte integrante e indissociável do ato normativo que o contém.    Nota 11 

Neste contexto, há que se verificar criteriosamente a necessidade de qualquer conteúdo ou documento para complementar o ato normativo, pois, doravante, o primeiro passará a ser parte deste último e, como tal, sujeito ao controle de legalidade e aos regramentos internos e da legislação federal para sua revisão e/ou alteração.

É vedado anexar a um ato normativo um outro ato normativo, isto é, um documento redigido na forma de norma, que expressa regras aplicáveis a todos em certo âmbito, por exemplo, um regulamento de um programa, uma política institucional, etc.

É importante ressaltar que uma instrução normativa não pode trazer inovações não previstas em resolução e/ou portaria normativa vigente. Esta espécie de ato normativo se presta apenas a orientar os procedimentos para a implementação e/ou operacionalização de algum aspecto tratado em outras espécies de normas.

Lorem ipsum dolor lorem ipsum dolor lorem ipsum dolor lorem ipsum dolor lorem ipsum dolor lorem ipsum dolor lorem ipsum dolor lorem ipsum dolor lorem ipsum dolor lorem ipsum dolor lorem ipsum dolor.

 


    Nota 1: 

 O layout do ANEXO ao ato normativo deve ser:
a) tamanho de página A4, na orientação retrato;
b) margem esquerda de 2 cm e margem direita de, pelo menos, 1 cm;
c) margem superior de 2cm e margem inferior de, pelo menos, 1 cm;
d) cabeçalho apenas na primeira página, sem rodapé;
e) fonte Calibri.

O cabeçalho da primeira página do ANEXO ao ato normativo, deverá conter, nesta sequência:
a) ao Brasão da República, tamanho 22 x 22 mm
b) “MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO”, fonte Calibri 14;
c) “CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS”, fonte Calibri 14;
d) nome completo e oficial do órgão de 1º nível hierárquico emissor, ou pai do órgão emissor, do ato normativo, em maiúsculas, fonte Calibri 13;
e) se pertinente, nome completo e oficial do órgão de 2º nível hierárquico emissor do ato normativo, em maiúsculas, fonte Calibri 12.

Todos os elementos grafados em maiúsculas, sem negrito, e centralizado em relação às margens da página, com espaçamento SIMPLES entrelinhas e SEM espaçamento adicional entre parágrafos.

 

 Nota 2: 

Na hipótese de se editar os documentos a serem anexados em SEPARADO e DISTINTOS do próprio ato NORMATIVO que os contêm, então, cada ANEXO deverá ser editado em arquivo digital específico.

 

   Nota 3: 

Nome completo e oficial do órgão de 1º nível hierárquico emissor do ato normativo ao qual o anexo está vinculado.

Exemplo: Diretorias, Secretárias, Conselhos e Congregações, etc.

 

   Nota 4: 

Se pertinente, nome completo e oficial do órgão de 2º nível hierárquico emissor do ato NORMATIVO, ao qual o anexo está vinculado.

Exemplo: Coordenações das Diretorias e Secretárias, Colegiados de Cursos e Programas, Assembleias de Departamento, etc.

 

  Nota 5: 

Deixar um parágrafo em branco entre o cabeçalho e número do anexo.

 

  Nota 6: 

Esta linha contém conteúdo idêntico à epígrafe do ato NORMATIVO, ao qual este anexo está vinculado.

A EPÍGRAFE – que no anexo é colocada entre parêntesis – é grafada na fonte Calibri 14, em maiúsculas, sem negrito, e centralizado em relação às margens da página.

 

   Nota 7: 

Deixar um parágrafo em branco entre a epígrafe do anexo e o título do documento anexado, se houver, ou da primeira linha de texto do documento.

 

  Nota 8: 

O título do documento anexado, se houver, deverá ser grafado na fonte Calibri 14, em maiúsculas, sem negrito, e centralizado em relação às margens da página.

 

    Nota 9: 

 Deixar um parágrafo em branco entre o título do documento anexado, se houver, e a primeira linha de texto do documento.

 

  Nota 10: 

Exceto na primeira página (em que o cabeçalho é pré-definido), nas páginas seguintes do anexo os cabeçalhos e rodapés são OPCIONAIS e de livre formatação.

 

  Nota 11: 

Não há qualquer outra restrição quanto à formatação dos demais elementos textuais e não textuais (figura, tabela, quadro, etc) do anexo.

Não obstante, é recomendável que o documento utilize as fontes Calibri e Humanist 777 BT, preferencialmente.


TOPO