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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
COMITÊ DE GOVERNANÇA
Ata da 13ª Reunião, de 29 de novembro de 2024

Ata da 13ª Reunião do Comitê de Governança do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Às dez horas do dia vinte e nove de novembro  de dois mil e vinte e quatro, reuniu-se, na Sala dos Conselhos Superiores, sob a presidência da professora Carla Simone Chamon, o Comitê de Governança do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Membros presentes, designados pela Portaria Administrativa GDG nº 15, de 12 de janeiro de 2024: Carla Simone Chamon, Diretora-Geral do CEFET-MG e Presidenta do Comitê de Governança; Carolina Riente de Andrade Paula, Diretora de Governança e Desenvolvimento Institucional; Lílian Aparecida Arão, Diretora de Educação Profissional e Tecnológica; Moacir Felizardo de França Filho, Diretor de Graduação; Laíse Ferras Correia, Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação; Flávio Luís Cardeal Pádua, Diretor de Planejamento e Gestão; Sandro Renato Dias, Diretor de Tecnologia da Informação; Leandro Braga de Andrade, Diretor de Desenvolvimento Estudantil; Patterson Patrício de Souza, Diretor de Extensão e Desenvolvimento Comunitário; Wesley Ruas Silva, Secretário de Gestão de Pessoas. Presentes, como convidados, sem direito a voto: Conrado de Souza Rodrigues, Vice-Diretor; Clever de Oliveira Júnior, Diretor Adjunto de Tecnologia da Informação. Item 1. Verificação do quórum. Verificou-se o cumprimento do quórum com a presença de 10 (dez) membros votantes. Item 2. Abertura da 13ª Reunião do Comitê de Governança. A Presidenta declarou aberta a sessão e iniciou os trabalhos e passou a tratar da pauta da reunião, consultando os membros do Comitê sobre inclusão ou exclusão de itens da pauta.  e pediu a inclusão de um item para tratar da distribuição do processo nº 23062.023544/2024-04, que trata da solicitação de concessão de teletrabalho integral no âmbito do Programa de Gestão e Desempenho. Como não foram apresentados novos pedidos de inclusão ou exclusão, a pauta foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade de 10 (dez) votos favoráveis, nos seguintes termos: Item 3. EXPEDIENTE PRELIMINAR. 3.1. Aprovação da ata da 12ª Reunião Comitê de Governança. 3.2. Referendo da indicação da servidora Carolina Riente de Andrade Paula  para representar o Comitê de Governança no Comitê de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Gestão e Desempenho. Item 4. ORDEM DO DIA. 4.1. Processo n. 23062.056933/2024-16 – Projeto de Desenvolvimento Institucional (expansão da infraestrutura laboratorial esportiva do Campus Contagem para promoção e aperfeiçoamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de esporte e lazer) 4.2. Processo n. 23062.023544/2024-04 – Solicitação de concessão de teletrabalho integral. 4.3. Discussão sobre a elaboração do Relatório de Gestão. Item 5. Comunicações. Passou-se, então, ao exame da pauta. Item 3. EXPEDIENTE PRELIMINAR. 3.1. Aprovação da ata da 12ª Reunião Comitê de Governança. A Presidenta consultou os membros do Comitê sobre a necessidade de ajustes no texto da ata. Como não houve solicitação de modificações, a ata da 12ª reunião do Comitê de Governança foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade de 10 (dez) votos favoráveis. 3.2. Referendo da indicação da servidora Carolina Riente de Andrade Paula  para representar o Comitê de Governança no Comitê de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Gestão e Desempenho (CAAP). A Presidenta informou sobre a aprovação da nova regulamentação do Programa de Gestão e Desempenho do CEFET-MG e sobre a necessidade indicação de um representante do Comitê de Governança no Comitê de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Gestão e Desempenho (CAAP). Informou  que indicou a  Diretora de Governança e Desenvolvimento Institucional,  Carolina Riente de Andrade Paula, para o exercício da função e submeteu a indicação ao referendo do Pleno. Colocada em votação a proposta foi aprovada por unanimidade de 10 (dez) votos. Item 4. ORDEM DO DIA. 4.1. Processo n. 23062.056933/2024-16 – Projeto de Desenvolvimento Institucional (expansão da infraestrutura laboratorial esportiva do Campus Contagem para promoção e aperfeiçoamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de esporte e lazer).  A Presidenta explicou que o CEFET-MG recebeu um valor por meio de emenda parlamentar, que ainda está bloqueado, e preparou um projeto de desenvolvimento institucional, a fim de possibilitar a construção do ginásio poliesportivo de Contagem, caso o valor venha a ser liberado. A Diretora de Governança e Desenvolvimento Institucional, Carolina Riente de Andrade Paula, atestou a aderência do Projeto em exame ao Plano de Desenvolvimento Institucional. O Secretário de Gestão de Pessoas, Wesley Ruas Silva, ponderou que a discussão dessa temática, por ser afeta ao desenvolvimento institucional e não à governança,  seria mais apropriada para a discussão num Colégio de Dirigentes. Concordou que, ao final, esse Colégio de Dirigentes seria composto pelos mesmos integrantes do Comitê e, por essa razão, considerou que não seria razoável a criação de um outro órgão colegiado, o que poderia ser resolvido com ajustes. Na mesma linha, o Diretor de Planejamento e Gestão,  Flávio Luís Cardeal Pádua, sugeriu ajuste na Resolução CD-012/22, de 10 de agosto de 2022, para evidenciar a competência do Comitê para avaliar e aprovar projetos de desenvolvimento institucional, garantir sua consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional, com as politicas institucionais e com as melhores práticas de governança, gestão de riscos e integridade. Realizadas as discussões e prestados os esclarecimentos que foram solicitados, a proposta de aprovação do Projeto de Desenvolvimento Institucional (expansão da infraestrutura laboratorial esportiva do Campus Contagem para promoção e aperfeiçoamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de esporte e lazer) foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade de 10 (dez) votos favoráveis. 4.2. Processo n. 23062.023544/2024-04 – Solicitação de concessão de teletrabalho integral.  A Presidenta passou a palavra à Diretora de Governança e Desenvolvimento Institucional, Carolina Riente de Andrade Paula, para apresentação do parecer da comissão. A referida Diretora procedeu à leitura do parecer que, no voto, opinou pelo encaminhamento da demanda ao CAAP, órgão competente para realização de prévio Estudo Técnico de Atendimento ao Público para a equipe da qual faz parte e ou análise individual de seu caso, em consonância ao descrito no item b do inciso III do Art. 44 da Portaria Normativa GDG/CEFET-MG nº 83, de 29 de outubro de 2024. Foram abertas as discussões. Finalizadas as discussões, a Presidenta encaminhou proposta de aprovação do parecer da comissão com ajustes, a fim de que o processo seja enviado à Diretoria de Tecnologia da Informação, para elaboração de Plano de Trabalho do setor ao qual se vincula o servidor interessado, antes de o processo ser encaminhado ao Comitê de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Gestão e Desempenho (CAAP), para realização do Estudo Técnico a que se refere o art. 40 da Portaria Normativa GDG/CEFET-MG nº 83, de 29 de outubro de 2024. Colocada em votação, a proposta de encaminhamento foi aprovada por unanimidade de 10 (dez) votos. Ficou acordado que o Plano de Trabalho deverá contemplar requisitos mínimos, que devem ser verificados com a Divisão de Acompanhamento da Gestão do Desempenho (DAGE), vinculada à Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas, da Secretaria de Gestão de Pessoas. 4.3. Discussão sobre a elaboração do Relatório de Gestão. A Presidenta passou a palavra à Diretora de Governança e Desenvolvimento Institucional, Carolina Riente de Andrade Paula, para tratar do item de pauta. A referida Diretora iniciou a exposição ressaltando que o objetivo do Relatório de Gestão é demonstrar o comprometimento das lideranças com os resultados institucionais, evidenciando que o trabalho foi realizado de forma alinhada à  estratégia, à governança e à entrega de valor para a sociedade. Destacou que, por essa razão, os dados a serem incorporados ao Relatório de Gestão são de responsabilidade pessoal dos gestores, que devem cuidar para que espelhem a realidade. Destacou a necessidade de atualização dos dados dos infográficos que foram incluídos no Relatório de Gestão anterior e informou que, na próxima semana, a Diretoria de Governança e Desenvolvimento Institucional vai encaminhar memorando com orientações e solicitando informações para elaboração do Relatório de Gestão do ano de 2024, a fim de que este seja apresentado na reunião de Diretoria agendada para o dia 07/02/2025. A Presidenta ressaltou a importância de apresentar os dados de maneira a facilitar a transparência e evidenciar todo o trabalho realizado pelo CEFET-MG. Item 5. Comunicações. Não foram prestados informes. Nada mais havendo a tratar, a Presidente encerrou a reunião da qual eu, Eliane Helena Gonçalves Silva, Secretária dos Conselhos Superiores, lavrei esta ata, que segue assinada pela Presidenta e demais membros presentes.


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